terça-feira, 19 de junho de 2012

"A cultura do ciclo junino no nordeste do Brasil."

  As comemorações do ciclo junino têm no nordeste uma forte tradição, já enraizada na cultura do seu povo. E é a escola um dos locais de conhecimento e perpetuação dessa cultura.

Esse projeto tem como objetivos:

  • Entender o ciclo junino como parte integrante da cultura do povo nordestino;
  • Apropriar-se dos saberes incutidos nas diferentes manifestações culturais;
  • Perceber a forte religiosidade que permeia o ciclo junino;
  • Desenvolver atividades do período junino nas áreas de música, dança e comidas típicas;
  • Desenvolver atividades relacionadas ao plantio do milho.


Seqüência das atividades realizadas:

  • Pesquisa sobre o ciclo junino nas suas diferentes áreas: religião, agricultura, música, dança e comidas típicas;
  • Plantio do milho: observação, análise e registro das várias fases da germinação;
  • Elaboração de trabalhos a partir do que foi pesquisado: textos, cartazes, etc.
  • Apresentação de danças juninas.


Atividade do dia 19/03/2012:

          No dia de São José, como é costume nordestino, os alunos do professor de ciências Orlando efetuaram o plantio do milho em copinhos, ao som das músicas de Luiz Gonzaga, para que pudessem observar a germinação da semente e posteriormente transplantarem no solo do pátio da escola.


Panfleto que foi entregue aos alunos no dia do plantio:

São João do Carneirinho



Eu plantei meu milho todo
no dia de São José
Se me ajuda a providência,
vamos ter milho à grané
Vou "coiê" pelos meus "caico"(cálculo)
20 espiga em cada pé
Pelos "caico" (cálculo) eu vou "coiê"(colher)
20 espiga em cada pé
Ai São João, São João do Carneirinho
Você é tão bonzinho
Fale com São José, fale lá com São José
Peça Pra ele me ajudar
Peça pra meu milho dá
20 espiga em cada pé.






A Triste Partida
Luiz Gonzaga

...  Meu Deus, meu Deus
Entonce o nortista Pensando consigo
Diz: "isso é castigo não chove mais não"
Ai, ai, ai, ai
Apela pra Março
Que é o mês preferido
Do santo querido Sinhô São JoséMeu Deus, meu Deus
Mas nada de chuva tá tudo sem jeito
Lhe foge do peito o resto da fé
Ai, ai, ai, ai ...



Fotos das atividades realizadas durante o plantio do milho:

















          Preparativos para as festividades juninas:

















          A festa junina:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários construtivos são muito bem vindos.