sábado, 17 de setembro de 2011

"Educação Ambiental no Barco Escola com o Professor Orlando"

(Clique em cima do vídeo para ampliar)

Nas águas do rio Capibaribe convivem centenas de vegetais e animais em perfeita sintonia com o meio ambiente. Milhares de crustáceos, moluscos e peixes misturam-se à vegetação, cumprindo suas tarefas na cadeia alimentar.
A Escola Ambiental Águas do Capibaribe tem como finalidade ampliar os espaços pedagógicos de educação ambiental, propiciando a compreensão da importância das águas para a qualidade de vida do conjunto da cidade.
A Escola Ambiental é uma unidade de aprendizagem da Rede Municipal de Ensino que discute uma nova forma de viver e conviver com a cidade, contribuindo para o atendimento ao “direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade, o dever de defendê-lo e preservá-lo para as  presentes e futuras gerações”. (conforme  Capítulo VI, Artigo 225,  da Constituição de 1988).

(Clique em cima do vídeo para ampliar)

GENTE CARANGUEJO
“São seres anfíbios - habitantes da terra e da água - meio homens e meio bichos. Alimentados na infância com caldo de caranguejo - este leite de lama - faziam-se irmãos de leite dos caranguejos.
Cedo me dei conta desse estranho mimetismo: os homens se assemelhando em tudo aos caranguejos.  Arrastando-se,  acachapando-se como caranguejos para poderem sobreviver.” Da obra Homens e Caranguejos  de Josué de Castro.  

(Clique em cima do vídeo para ampliar)

O nome Capibaribe deriva da língua Tupi, Caapiuar-y-be ou Capibara-ybe, que significa rio das Capivaras ou rio dos Porcos Selvagens e deu nome ao rio que sempre teve uma presença marcante na vida dos habitantes do Recife, desde a formação da cidade, seja como um ambiente fértil para a alimentação de seus antepassados, como hidrovia que ligava diversos lugares, levando pessoas e transportando açúcar, ou ainda pelos banhos terapêuticos receitados pelos médicos. Integrado à paisagem urbana, o Capibaribe é um dos elementos mais significativos da beleza estética da cidade, criando, ao longo do tempo, fortes laços de afetividade com seus moradores, construindo, assim, uma nítida identidade social, que precisa ser acrescida do compromisso de respeito e cuidado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários construtivos são muito bem vindos.